Canal de Denúncia
Quero Doar

"Do Consultório à Casa Azul: A História de Dedicação e Amor da Dra. Ana Maria de Freiras Machado Braga" pelo trabalho voluntário

"Do Consultório à Casa Azul: A História de Dedicação e Amor da Dra. Ana Maria de Freiras Machado Braga" pelo trabalho voluntário

Por: João Jones Bogea

O mês de outubro celebramos o Dia do Médico, precisamente no dia 18, em reconhecimento ao árduo trabalho e dedicação dos profissionais de saúde em todo o mundo. Neste contexto, a história inspiradora da Dra. Ana Maria de Freiras Machado Braga, uma otorrinolaringologista aposentada com mais de 30 anos de carreira, se destaca não apenas por sua experiência profissional, mas também por sua contínua missão de servir a comunidade como voluntária na Casa Azul Felipe Augusto.

Decidida a continuar ajudando os outros mesmo após sua aposentadoria, Dra. Ana Maria encontrou na Casa Azul uma oportunidade de estender seu conhecimento e cuidado a uma comunidade necessitada. Em uma entrevista reveladora, ela compartilhou seus pensamentos sobre sua jornada, a organização do trabalho na instituição e seus sentimentos ao atender as crianças da comunidade.

A Dra. Ana Maria expressou sua paixão por ajudar os necessitados, um sentimento que foi cultivado durante seus anos na Secretaria de Saúde. Quando deixou o serviço público, sentiu o desejo de dar continuidade através do trabalho voluntário. Ela destacou a importância de atender a todos os pacientes, independentemente de sua condição financeira, fornecendo remédios e cuidados básicos para aqueles que não podem arcar com os custos.

Ao falar sobre a organização do trabalho na Casa Azul, a médica enfatizou a importância de manter registros precisos dos pacientes e dos procedimentos necessários. Ela descreveu como leva os casos mais complexos para clínicas especializadas, enquanto cuida dos procedimentos iniciais na Casa Azul. Sua abordagem atenciosa e prática destaca sua capacidade de equilibrar eficientemente o atendimento aos pacientes com recursos limitados.

Quando questionada sobre seus sentimentos ao lidar com as crianças da instituição, Dra. Ana Maria expressou uma sensação de realização e propósito. Ela ressaltou a importância de ter uma motivação para sair de casa, enfatizando como o trabalho voluntário enriquece sua vida de maneiras indescritíveis. Para ela, cada paciente é uma oportunidade de impactar positivamente a vida de alguém, demonstrando a reciprocidade emocional inerente ao ato de servir os outros.

Ao encerrar a entrevista, a Dra. Ana Maria deixou uma mensagem poderosa para todos os profissionais de saúde e aspirantes a voluntários. Ela enfatizou que, ao se dedicar ao trabalho voluntário, as recompensas vão muito além do que se dá. Cada ato de bondade e cada esforço para melhorar a vida de alguém são fontes de satisfação e gratidão, reforçando o impacto positivo e transformador que uma simples ação pode ter sobre a vida de outra pessoa.

A história da Dra. Ana Maria de Freiras Machado Braga é um lembrete inspirador do verdadeiro espírito humanitário que permeia a prática médica e o voluntariado. Em um mundo em constante mudança, seu compromisso contínuo em ajudar os menos afortunados destaca o potencial ilimitado que cada um de nós tem para fazer a diferença.

O site faz o uso de cookies para melhorar sua experiência de navegação. Consulte nossa política de Privacidade para mais detalhes.
Concordo